7h30 – Credenciamento
8h – Abertura
8h15 – 1ª conferência
Tema: APRENDIZAGENS NECESSÁRIAS PARA TEMPOS INUSITADOS
Conferencista: Prof. Dr. Ricardo Mariz
Ementa: O contexto atual de transformações aceleradas pode deslocar a escola de sua função social de ponte para o futuro, transformando-a em um espaço de nostalgia, presa a um tempo que não volta mais e que é frequentemente traduzido pela expressão: “no meu tempo …”. O tempo da escola é hoje, e sua tarefa fundamental é reaprender intensamente com a vida e a dinâmica social atual, oferecendo-se como uma oportunidade de futuro para a comunidade escolar e a sociedade.
10h – Café
10h30 – 2ª conferência
Tema: PARA APRENDER É PRECISO CONSIDERAR O SENTIDO
Conferencista: Prof. Dr. António Nóvoa
Ementa: António Damásio, o grande neurocientista contemporâneo, escreveu em 2020 um livro muito importante: Sentir & Saber. Nele, explica a impossibilidade de separar estas duas actividades que fazem parte de um mesmo processo de conhecimento e de construção da nossa consciência humana.
Durante e após a pandemia, tornou-se muito evidente a necessidade de considerar o trabalho cognitivo (o conhecimento) sempre em ligação com o cuidado e o bem-estar (o sentimento). Na pedagogia, não podemos separar o que está junto. A educação não acontece apenas da cabeça para cima, mas envolve todo o nosso ser.
Mas é preciso considerar uma segunda acepção da palavra “sentido”. A aprendizagem tem de ter um sentido para os alunos. Muitas vezes, nas nossas metodologias, insistimos em com os alunos para que aprendam certas matérias, sem primeiro fazer um trabalho com eles para que esta aprendizagem tenha sentido. A pedagogia não serve para tornar mais fácil o estudo e o trabalho dos alunos. Pelo contrário. Trata-se de conseguir que eles se envolvam com esforço e rigor, mas numa aprendizagem com sentido.
Para aprender é preciso considerar o sentir (o sentimento) e o sentido (a consciência).
12h 30 – Almoço
14h – Partilhando experiências – 1ª parte
15h15 – Partilhando experiências – 2ª parte
EIXOS TEMÁTICOS
1. Estudante protagonista do processo de aprendizagem
2. Mediação do conhecimento
3. Tecnologia digital: recurso e reflexão
4. Comunicação e construção da identidade
5. Arte, cultura e cidadania planetária
6. Avaliação formativa
7. Inteligência Social
16h30 – 3ª conferência
Tema: EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL, HABILIDADES DE RELACIONAMENTO E OS DESAFIOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA.
Conferencista: Profa. Dra. Valéria Arantes
Ementa: A construção das habilidades de relacionamento é um objetivo central em programas de educação socioemocional, pois ela auxilia crianças e jovens a estabelecerem relações interpessoais justas, saudáveis, calcadas no respeito às diferenças. Nesse processo, o diálogo se configura como uma ferramenta mental e social de educação moral e chave para a educação socioemocional; um meio que facilita a compreensão do entorno pessoal e social, a elaboração de regras de convívio e permite a construção de relacionamentos democráticos. Nessa conferência, pretende-se apresentar ferramentas pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento das habilidades de relacionamento entre as pessoas e os demais de seu convívio cotidiano, a fim de fortalecer o desenvolvimento socioemocional de docentes e estudantes, bem como refletir sobre os possíveis caminhos para a (res)significação dos papéis dos atores escolares em busca da construção coletiva de uma escola acolhedora, democrática e inclusiva para todos.
18h30 – Encerramento