A adolescência e a juventude são etapas do desenvolvimento humano que se caracterizam, entre outros aspectos, como momento propício para criar vínculos, sonhar e desenhar aquilo que deseja ser e realizar.
Desejosos de identificação com grupos, assuntos e projetos afins, os adolescentes e os jovens são os sujeitos que anseiam descobrir e marcar seu lugar no mundo. Alguns estudiosos do fenômeno juvenil definem como como sendo ao mesmo tempo uma fase da vida, uma força social renovadora e um estilo de existência.
Atentas ao projeto de formação da Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres, as escolas da Rede Azul/SP têm, dentre as suas prioridades, incentivar o protagonismo juvenil e possibilitar espaços para que os jovens possam discernir e elaborar seu projeto de vida.
No contexto da pandemia, algumas atividades presenciais passaram a ser feitas com o suporte das ferramentas e dos recursos tecnológicos. Assim aconteceu com o Papo Conectado, iniciativa de encontros virtuais organizados pelas Equipes de Animação da Pastoral Juvenil e vocacional da Província de São Paulo, para os quais os estudantes da Rede Azul, adolescentes e jovens de grupos paroquiais, com quem as Irmãs estão em missão foram convidados.
Os temas dos encontros “Meu lugar no mundo, Onde está o teu tesouro e Tenho um coração inquieto” trouxeram reflexões e debates sobre o sentido da vida, sobre o modo como escolhemos estar no mundo e sobre os movimentos que mobilizam sonhos, expectativas e atitudes propositivas para transformá-lo em lugar melhor para todos, cada um a partir de nossas potencialidades, nossa vocação. Cerca de cento e cinquenta pessoas participaram dos encontros virtuais, em diferentes regiões do país.
Os depoimentos a seguir expressam a experiências feitas pelos estudantes:
“O Papo Conectado ajudou muito a planejar meu futuro, a pensar no que quero ser daqui pra frente, expandiu minha visão sobre o que quero realmente ser.”
(Rafaela – Ensino Médio)
“Achei legal a união de jovens de outros lugares para essa troca de experiência, e a importância do evangelho no nosso cotidiano.” (Maria Fernanda – Ensino Médio)
“Pude refletir sobre qual é o nosso lugar no mundo, sobre onde está nosso tesouro e o que faz nosso coração ficar inquieto.” (Maria Beatriz – Ensino Médio)
“O Papo Conectado proporcionou um grande desenvolvimento de liderança e autoconhecimento. As reuniões são bastante interativas e demonstram temas necessários para que possamos evoluir como profissionais, alunos, bem como, pessoas. Compreender minhas dificuldades e facilidades, mudou minha forma de agir em nosso meio social, e também, o entendimento de que o futuro está em nossas mãos, contudo, nossas escolhas entram como protagonistas para um amanhã agradável e vigoroso.” (Sarah – Ensino Médio)
“O Papo Conectado nos permite expor nossas ideias, discutir as melhores práticas, ficar mais próximos dos acontecimentos do mundo, conhecer pessoas com a mesma intenção e perceber que unidos somos mais fortes.” (Murilo- 7º ano EF).
“Foi um momento muito especial! Nos sentimos acolhidos.” (Lidya – Ensino Médio)
“Achamos que foi um momento de partilhar experiências e histórias em que pudemos ver o ponto de vista de outros jovens, o que foi inspirador e nos fez refletir como podemos fazer a diferença no mundo.” (Letícia e Gustavo – 9º ano EF).
O Papo Conectado, é um momento muito interessante onde colocamos nossa opinião com a de outras pessoas. Neste momento, não havia julgamentos e nem temos vergonha em nos expressar, pois todos estavam ali com o mesmo objetivo: escutar, opinar e esclarecer dúvidas e receios. Uma experiência muito boa, que nos deu a oportunidades de interagir com várias pessoas da Rede Azul, conversando sobre vários assuntos, além de nos dar a oportunidade de autoconhecimento. Eu me senti acolhida e bem recebida! (Vitória – Ensino Médio)
Para mim, o papo conectado foi algo bem legal e bem inspirador, pois com ele eu pude perceber, que nós, alunos, podemos melhorar a escola e o mundo, se trabalharmos juntos, além de ser um momento de autoconhecimento e busca de sentido para a vida. (Gabriela – 8º Ano EF)
Para mim, o papo conectado foi uma proposta muito interessante que me proporcionou estar em conexão comigo mesmo, abrir a mente para novas ideias e possibilidades, além de proporcionar novos aprendizados e novas experiências. (Ricardo – 9º ano EF)