Província de São Paulo

CENTROS SOCIOEDUCACIONAIS

Oportunizando às crianças, jovens e adolescentes um ensino acolhedor e de qualidade por meio de obras sociais
Os centros socioeducacionais mantidos pela Associação Beneficente Providência Azul – ABPA, são espaços gratuitamente oferecidos à população de baixa renda, com o objetivo de oportunizar às crianças, jovens e adolescentes um ensino de qualidade aliado a um ambiente de acolhimento e formação às famílias. Paralelamente, são desenvolvidos projetos preparatórios aos jovens para ingressarem no mundo do trabalho.

Centro Educacional Emilie


Inicialmente denominado como Obra Social Coração de Maria, o Centro Educacional Emilie foi instituído em 1970. Em sua fundação, atendia aos jovens que haviam interrompido seus estudos, oferecendo-lhes o curso de alfabetização de adultos, mas outras necessidades urgentes também foram se evidenciando; assim, ampliando suas atividades, passou a atender crianças em idade de creche, a dar reforço escolar para alunos com dificuldade de aprendizagem e criou o Clube das Mães.
Em 2010, já eram atendidas 210 crianças e, para responder às carências da população dos seus arredores, foram sendo implantados novos atendimentos para adolescentes em período complementar ao da escola pública, bem como cursos de informática, teatro e formação para o trabalho com jovens entre 16 a 20 anos. Em 2019, a obra social passou a se chamar Centro Educacional Emilie. Fazendo parte da Rede Azul de Educação e em comunhão com seus objetivos, este centro socioeducativo tem como propósito contribuir para a formação de pessoas autônomas, com valores éticos solidários, capazes de construir uma sociedade mais humana e sustentável.
Hoje, em parceria com a Associação Novacaritas Onlus – ONG italiana, são feitos mais de 400 atendimentos às crianças da educação infantil, jovens e adolescentes, assim como às comunidades onde estão inseridos.

Escola Coração de Jesus


Fundada em 1978, a Escola Coração de Jesus era chamada, até o ano de 2019, de Lar Infantil Coração de Jesus. A história da obra social começa com a generosa doação do terreno à Congregação das Irmãs Azuis por Francisco de Paula Cintra, para atender crianças em situação de vulnerabilidade social, necessitando de abrigo e proteção.

Com as mudanças legais previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, o centro socioeducacional responde às necessidades da população carente do município de Cotia. Atualmente, atende 200 crianças da educação infantil e período complementar, oferecendo-lhes proteção, educação de qualidade, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários para que tenham condições de vida digna.

Centro Social Esperança


Inaugurado em 1995, a obra social foi criada para atender a urgência de um trabalho sistematizado com crianças e adolescentes no período complementar ao da escola pública e fortalecer a relação com as famílias.

Localizado na Zona Sul de São Paulo, o Centro Social Esperança é uma missão que teve início em 1984, com uma forte integração com a comunidade em situação de vulnerabilidade social em que atuavam as Irmãs Azuis e os padres do PIME. Nos finais de semana eles assumem um trabalho social e de evangelização, atendendo às crianças que frequentam o centro socioeducacional Coração Imaculada de Maria e suas famílias.

Para dar continuidade a esse espaço de acolhida, fortalecimento de vínculos e aprendizagem, em 1998 a mantenedora estabelece uma parceria com o poder público, a fim de ampliar o atendimento às crianças por meio de diferentes atividades que favorecem a formação de sujeitos autônomos, éticos e capazes de contribuir com um mundo melhor.