Pastoral Escolar
Educação de fé, que assume o anúncio da mensagem de Jesus Cristo
Uma frente de missão assumida como prioridade pela Rede Azul de Educação, a Pastoral Escolar faz parte da missão da Rede Azul, proporcionando aos jovens espaços de vivência pessoal, grupal e comunitária para desenvolver e exercitar a liderança, refletir sobre conteúdos de natureza ética ambiental e social, bem como incentivá-los a realizar seu projeto de vida, comprometendo-se com a sociedade em que vivem. Os estudantes dos colégios têm a oportunidade de exercitar o protagonismo e o serviço ao outro, participando de projetos solidários que os ajudam a desenvolver a sensibilidade, a empatia, a dimensão da fé e do compromisso vivenciado e a espiritualidade, segundo o carisma de Santa Emilie de Villeneuve.
Em uma escola em pastoral, os valores cristãos devem ser perceptíveis em todas as posturas e ações dos educadores e seus funcionários, onde toda ação pedagógica é voltada para a criação de espaços concretos de vivência desses valores, seja com alunos, educadores em geral e com as famílias.
Para contribuir com a efetivação desse compromisso, surge a necessidade de uma Pastoral Escolar, sob a responsabilidade de uma equipe motivadora que coordena e promove espaços e momentos de encontro, formação, atuação social, doação, celebração e oração.
PASTORAL NOS COLÉGIOS
Abrangendo todas as intenções e ações didático-pedagógicas propostas e desenvolvidas pelos colégios da Rede Azul de Educação, a Pastoral Escolar tem como objetivo assumir uma postura integral e integrante no aluno, considerando todas as dimensões do ser humano na construção de sua dignidade social, afetiva, psíquica, cognitiva, sexual, física e espiritual. Assim, nossas instituições possuem Pastoral Escolar com atuação concreta que dinamiza, organiza e executa ações específicas da confessionalidade, promovendo a mediação entre pessoas e Deus, entre uma pessoa e outra, entre pessoas e o meio, no sentido mais largo e amplo, para recolocar no cotidiano de cada um a dimensão da espiritualidade.