Província de São Paulo

Simpósio 2023 – Artigos

Simpósio 2023 – Artigos

A ALFABETIZAÇÃO TRANSPONDO A BARREIRA DA TEORIA

MATTOS, Elaine de Oliveira; ZANLUCHI, Maynara Cecarelli; DISTRUTTI, Renata Nogueira

Este trabalho objetiva demonstrar etapas do processo de alfabetização que perpassam todos os componentes curriculares, unindo teoria e prática, inserindo o aluno em vivências reais. A transversalidade dentro da sala do 1° ano aconteceu por meio do projeto que contempla o conhecimento e a ação em um problema real da sociedade em que o educando está inserido.

Clique aqui para ler

 

A EDUCAÇÃO MIDIÁTICA COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE CONSUMO

MARTINS, Andreia Regina Gallego

Após construir conhecimentos acerca da composição e da importância da escolha de alimentos saudáveis, estudantes pesquisaram propagandas de produtos alimentícios, identificando e interpretando o tipo de mensagem e de estratégias utilizadas para convencer o consumidor.

clique aqui para ler

 

A HISTÓRIA E A SUBJETIVIDADE NA FORMAÇÃO DO LEITOR

CABRERA, Gabriela Ferreira

Uma educação cidadã visa conscientizar educandos de que temos um papel social e podemos ser agentes de transformação. O trabalho em aulas de língua portuguesa com alunos do 9º ano pretende contribuir para a compreensão de como pensamos essa prática através da literatura.

clique aqui para ler

 

A POESIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

SANTOS, Bruna Aparecida; COSTA, Maria Cristina Pinto; GARCIA, Paula Lema

Este estudo relata experiências vividas por crianças entre 5 e 7 anos, a fim de demonstrar a importância do gênero textual poesia para a alfabetização, o que ampliou o repertório literário e desenvolveu habilidades metalinguísticas.

clique aqui para ler

 

AFRICANIDADES

PERUZZO, Silvia

O presente trabalho objetiva valorizar a cultural africana, transmitida por nossos antepassados e cultuadas por nós, muitas vezes sem atribuir a devida importância. Ao trabalhar o continente africano, nos deparamos com uma multiplicidade de etnias com ricas possibilidades.

clique aqui para ler

 

APRENDENDO A PENSAR, PENSANDO PARA APRENDER: AS ROTINAS DE PENSAMENTO NA ALFABETIZAÇÃO

BINHA, Camila Paquier; MIGNELLA, Evelyn

Este artigo trata da importância da interpretação e aplicação do uso de rotinas de pensamento no processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais do Ensino Fundamental I, com ênfase em habilidades de leitura, escrita e oralidade na língua adicional com crianças de 6 e 7 anos em contexto bilíngue, em paralelo ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

clique aqui para ler

 

APROPRIAÇÃO DA ESCRITA COMO CONSTRUÇÃO DE LINGUAGENS E SENTIDOS NOS ESPAÇOS ESCOLARES

ALÓ, Camila; COLETA, Gabriela; JÚLIO, Patrícia Rossi

Este trabalho apresenta um relato sobre o processo de ensino de escrita em língua inglesa vivenciado pelos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental do currículo bilíngue, tendo como objetivo o desenvolvimento das habilidades de escrita de textos descritivos.

clique aqui para ler

 

AUTOBIOGRAFIA: PROTAGONISMO E AUTORIA NA FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES

TAVARES, Fabiana Cabral; SANTANA, Liliane Maria

A escrita de autoria no 5º ano acontece a partir de projetos e sequências didáticas a fim de possibilitar o uso de diferentes linguagens para expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, construindo as noções da autoria e protagonismo.
clique aqui para ler

 

BAÚ DE HISTÓRIAS

CIFRO, Taymara Rocha

O projeto Baú de Histórias busca possibilitar às crianças a liberdade de escolha entre brincar, escutar, interagir e aprender, desprendido de uma rotina estabelecida pelos aspectos formais, fragmentados e muitas vezes impostos nas escolas.
clique aqui para ler

 

CIÊNCIA FORENSE

MARTINS, Andreia Regina Gallego; SECCO, Marcello

Na área de Ciências da Natureza a eletiva de Ciência Forense, que envolve física, biologia, química, matemática, teve o objetivo de dar suporte às investigações relativas à justiça civil e criminal, e dos alunos atuarem nos papéis de peritos, percebendo como Ciência e Justiça podem se complementar.
clique aqui para ler

 

COMO O AMBIENTE CONTEXTUALIZADO CONTRIBUI NA FORMAÇÃO DOS LEITORES E ESCRITORES INICIANTES?

FUJIE, Alessandra Pellichero; LEKA, Pryscila Cavallieri; SAMPAIO, Vilma Batista Patrício

Destacamos a importância da organização da sala de aula como uma oportunidade de promover situações reais de leitura e escrita com crianças de 7 e 8 anos, criando uma cultura de ambientes contextualizados e potencializando a tomada de decisão dos estudantes, frente aos desafios, tornando-os protagonistas do processo de construção de conhecimento.

clique aqui para ler

 

CONSTRUÇÃO, IMAGINAÇÃO E BRINCADEIRA

CARDOSO, Gerusa Sodré; CRESPO, Loreta Gemio; SCHILD, Maria Angélica de Lacerda

O artigo tem como finalidade apresentar um projeto realizado com crianças de 2 a 5 anos com o objetivo de investigar como as crianças elaboram estratégias, criam hipóteses, resolvem problemas apresentados, interagem e compartilham planejamentos e procedimentos entre os pares.

clique aqui para ler

 

CONSTRUINDO CIDADANIA POR MEIO DE NARRATIVAS MITOLÓGICAS

LOPES, Mariana de Souza Guimarães; CABRERA, Gabriela Ferreira

Com o objetivo de contribuir para uma formação cidadã que respeite diversidades, desenvolveu-se um trabalho de narrativas mitológicas com turmas de 8º ano, provocando a percepção de como esses textos são importantes para promover conexões e sentimentos de pertença cultural.

clique aqui para ler

 

CONSUMO CONSCIENTE

BANDORIA, Marcelo Cardoso da Silva; CABRERA, Gabriela Ferreira; GOES, Graziela

Como o objetivo de construir espaços de aprendizagem para uma formação crítica diante da realidade em relação à sociedade de consumo, este artigo observa dinâmicas econômicas que apontam novos paradigmas de sobrevivência, ligados aos limites de sistemas ambientais.

clique aqui para ler

 

CUIDAR DO LAR IMPLICA EM MUDANÇA DE ATITUDE: UM MANIFESTO PELO CLIMA

MENUZZI, Marcelo Botelho Gonçalves Arruda; MAGALHÃES, Marcelo Fellini

O artigo apresenta um projeto interdisciplinar desenvolvido com os alunos do sétimo ano, no qual investigaram e analisaram informações jornalísticas e científicas, a fim de gerar conscientização sobre a necessidade do desenvolvimento sustentável e de proteção ao ambiente.

clique aqui para ler

 

DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTO BILÍNGUE: UMA EXPERIÊNCIA NA APROPRIAÇÃO DA LÍNGUA ADICIONAL

SILVA, Monika Garcia Campos da

O artigo tem como objetivo discutir de que forma a documentação pedagógica, como ferramenta organizativa de experiências, pode contribuir para potencializar a apropriação da língua adicional nas crianças em contexto de imersão bilíngue durante os momentos de partilha no cotidiano escolar.

clique aqui para ler

 

DOCUMENTAR É PRECISO

FULINI, Cinthia Fulini; LOPES, Larissa Gois Hengler; GALLEGO, Tanara Luiza Nicolitchi

O artigo tem como objetivo apresentar a importância da documentação pedagógica na cotidianidade da Educação Infantil, a fim de revelar as experiências vividas pelas crianças no processo de aprendizagem.

clique aqui para ler

 

ECONOMIA TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA

EGGERT, Ana Lúcia Martorelli; HAYASHI, Fernando Massayuki; RUIZ, Juliana de Brito

O projeto “Economia também é coisa de criança” tem como objetivo fazer com que estudantes se sintam estimulados pela leitura e escrita, diminuindo as dificuldades para produção de texto autoral e argumentativo, fortalecendo o pensamento crítico que envolve a economia global.

clique aqui para ler

 

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

MARTINS, Andreia Regina Gallego; SECCO, Marcello

Este artigo demonstra que o mercado de trabalho não quer apenas um profissional, mas alguém que faça a diferença na produção de bens e serviços, contribua para o crescimento da sociedade, identifique seus talentos, desenvolva a capacidade de estruturar iniciativas empreendedoras e siga o caminho que lhe fará protagonista de sua própria trajetória.

clique aqui para ler

 

ENSINO RELIGIOSO COMO PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ E DA NÃO VIOLÊNCIA

RAMALHO, Jefferson

Este artigo trata da eficácia do Ensino Religioso enquanto práxis pedagógica aplicada em turmas de 7º ano refletida no seu desenvolvimento no ano seguinte, como promoção de uma cultura de paz, de identificação da diversidade, de combate à intolerância e superação de preconceitos.

clique aqui para ler

 

ESCREVER PARA APRENDER A ESCREVER: ESCRITA DE AUTORIA, FORMADORA E CRIATIVA

GONÇALVES, Sirlei Daiane Oliveira

Esta artigo tem como objetivo descrever algumas práticas de um ensino reflexivo, evidenciando o trabalho que inclui metodologias ativas e diversas práticas, que tornam a construção do conhecimento e a aprendizagem visíveis no componente curricular de Língua Portuguesa.

clique aqui para ler

 

ESTUDO DA MATEMÁTICA NOS PROJETOS INTERDISCIPLINARES

CASAGRANDE, Nancy; PUGA, Simone Pompeo

O artigo tem como objetivo apresentar uma das atividades realizadas em um projeto interdisciplinar e que permitiu que os estudantes confrontassem as questões e os problemas do mundo real, estabelecendo a discussão e agindo cooperativamente para a resolução de problemas.

clique aqui para ler

 

ILUMINISTAS E (POSSÍVEIS) REMÉDIOS PARA A HUMANIDADE

CARDIERI, Elisabete; FERNANDES, Inês

Compreender movimentos históricos implica identificar as condições contextuais, agentes sociais, conflitos de interesses econômicos e políticos, e dialogar com as contribuições filosóficas elaboradas diante dos desafios apresentados.

clique aqui para ler

 

IMAGINAÇÃO QUE VOA NA ABORDAGEM PROJETUAL

YAMAMOTO, Elisa; PINHEIRO, Idalina Ana Rodrigues

Tendo a abordagem projetual como metodologia o artigo tem como objetivo apresentar a reflexão sobre uma experiência vivida e que provocou a investigação dos professores com e para as crianças.

clique aqui para ler

 

ITINERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: DA TEORIA À PRÁTICA

PIOCHI, Sandra Caparelli

O artigo tem como objetivo apresentar um trabalho desenvolvido com alunos do segundo ano do Ensino Médio no Itinerário Formativo de Ciências da Natureza, integrando e criando oportunidades para que os estudantes vivenciem experiência educativas que promovam uma formação pessoal, prática e cidadã.

clique aqui para ler

 

LER O MUNDO, INVESTIGAR A REALIDADE PARA PROTOTIPAR E PROPOR SOLUÇÕES

LUCA, Andréia Bragança Heringer; ÁVILA, Milena Sapede; SILVA, Vivian Valeska Costa

O trabalho parte da concepção de educação integral proposta pela BNCC que valoriza a aplicação dos conhecimentos no cotidiano, bem como o protagonismo do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem.

clique aqui para ler

 

MAPAS MENTAIS COMO ESTRATÉGIAS DE LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL

CORREIA, Paula Cristina Santos

O trabalho pretende demonstrar como os mapas mentais contribuem para o processo de ensino-aprendizagem na construção da compreensão textual e da leitura coletiva e para o desenvolvimento de habilidades diversas, tais como a organização e a administração de informações com eficiência.

clique aqui para ler

 

MAPAS MENTAIS E UM ENSINO SIGNIFICATIVO DE HISTÓRIA

MORAES JR., Helio Querino de

Este estudo tem como objetivo investigar a relação existente entre a utilização de mapas mentais como ferramenta de apropriação de conceitos e processos históricos, no Ensino Fundamental II, e os efeitos dessa utilização para a compreensão da História.

clique aqui para ler

 

MENSAGENS QUE ENTRELAÇAM EMOÇÕES E SABERES

DUTRA, Luciana Barbosa Moreira de Macedo; PAIVA, Thaís de Vasconcelos Borges

Este estudo tem por objetivo socializar experiências vividas no processo de alfabetização com a troca de bilhetes entre crianças de 6 e 7 anos.  As mensagens trocadas auxiliaram na construção da linguagem oral e escrita por meio de um gênero textual significativo e atraente a seus olhos.

clique aqui para ler

 

O DESAFIO DA ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA TRANSVERSALIDADE

SANTOS, Gisllainy Gonçalves dos

Este estudo tem como objetivo demonstrar que as atividades não são reduzidas a transmissão de conhecimentos, mas recheadas de significados e trocas de experiências partindo da realidade das crianças, da socialização de ideias de autoria e da participação dos sujeitos envolvidos na construção dos saberes, tornando a alfabetização mais prazerosa, significativa e produtiva.

clique aqui para ler

 

O INUSITADO NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM PROJETUAL COM CRIANÇAS PEQUENAS

SILVA, Denio Limeira da Silva; SILVA, Priscila

Marcos Cogrossi; ENOMOTO, Renata Mesquita

Apoiado nos instrumentos projetuais o objetivo do artigo é apresentar o percurso investigativo de um grupo de crianças, com suas imprevisibilidades e escolhas dos contextos planejados, interpretados pelos educadores.

clique aqui para ler

 

O MULTILETRAMENTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

JARDIM, Narelle; MACHADO, Karen

Este trabalho apresenta práticas pautadas na pedagogia dos multiletramentos na alfabetização em contexto bilíngue com crianças de 6 e 7 anos, visando a ampliação do conceito textual para além do linguístico, evidenciando uma abordagem entendida como atividade colaborativa.

clique aqui para ler

 

O NOVO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE A MOBILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS

FELISBINO, Adriana Menezes; PEREIRA, Fabio Da Costa

Diante do novo ensino médio nacional, um novo olhar foi lançado sobre o projeto RUN (Rumo à universidade), no processo de aprendizagem dos alunos, com aulas de revisão periódicas, orientação profissional e a aplicação de simulados regulares com boletim de desempenho individualizado.
clique aqui para ler

 

O PAPEL DO PROFESSOR MONITOR NA ARTICULAÇÃO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR: ACOMPANHAMENTO DO ALUNO

BRASILIO, Caroline Milan

O artigo visa analisar a contribuição do professor monitor no acompanhamento dos alunos do 6º ano em seu cotidiano e em encontros mensais com intervenções específicas planejadas para cada aluno e/ou grupo-classe.

clique aqui para ler

 

O PROTAGONISMO INFANTIL POR MEIO DAS MINI-HISTÓRIAS NA COMUNICAÇÃO COM AS FAMÍLIAS

PINHEIRO, Regiane Gonçalves de Almeida

O artigo tem como objetivo partilhar a experiência do uso de mini-histórias na documentação pedagógica, a partir de uma prática que valoriza o significado da vivência, da interação e da investigação das crianças na vida cotidiana escolar.

clique aqui para ler

 

O QUE PODE O CINEMA NA ESCOLA?

SOARES, Gilberto de Carvalho

Propondo a adaptação de obras do cinema de massa americano, com atividades de roteirização, produção e marketing, o presente artigo apresenta trabalhos a partir de construções abertas de imagens e de uma ressignificação de espaços cotidianos, desnaturalizando sentidos.

clique aqui para ler

 

O REGISTRO NO PROCESSO INVESTIGATIVO: PESQUISAR, DOCUMENTAR E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS

ALVES, Lucia Helena Aparecida Oliveira; CAMPOS, Jacqueline Aparecida de; PIRES, Darliete Sousa Lima

Este artigo trata das experiências do Projeto Pesquisadores Mirins, trabalho interdisciplinar envolvendo diferentes áreas do conhecimento, baseado na problematização e no levantamento de hipóteses, a partir dos interesses dos estudantes e por meio da pesquisa e investigação.

clique aqui para ler

 

PRÁTICA DE LEITURA PARA TEXTOS BEM ESCRITOS

FERREIRA, Flávia Tonissi; RODRIGUES, Bruna da Torre; VECHI, Juliana

Este artigo apresenta resultados da experiência de estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental I no contato com a leitura de bons livros de diferentes gêneros textuais, para que refletissem sobre os diversos estilos de escrita, ajudando-os a pensar sobre a maneira de escrever e ler.

clique aqui para ler

 

PRÁTICAS EDUCATIVAS E DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS PÓS-PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL

SILVA, Renan Siqueira da

Em um cenário pós-pandêmico, a partir de pressupostos teóricos que consideram a importância da interação social na aprendizagem e de uma escola democrática, foi organizado um espaço de partilha e formação para a retomada, visando procedimentos e atitudes no cotidiano escolar.

clique aqui para ler

 

PROJETO DE VIDA: DIREITOS HUMANOS E TRABALHO SOCIAL

ALBERTON, Arlindo; ZILIO, Katia Cristina Schuhmann

O trabalho tem como objetivo discutir uma prática aplicada aos componentes curriculares Projeto de Vida e Redação com a segunda série do Ensino Médio, e busca exercer a cooperação na comunidade, o bem, o diálogo e, principalmente, desenvolver habilidades que auxiliarão na vida.
clique aqui para ler

 

PROJETO EXTRAORDINÁRIAS

AZEVEDO, Jaqueline Stephanie Nunes; CASTRO, Tauana Previdelli

O Projeto Extraordinárias tem como tema central a desigualdade de gênero e os impactos causados pelo desconhecimento de bases femininas. O objetivo é conhecer histórias de diferentes mulheres que realizaram feitos extraordinários e que viveram em diferentes períodos históricos.

clique aqui para ler

 

PROJETO REDE VIDA E OBRA: IDEIAS QUE SE TECEM

CARDIERI, Elisabete; FERNANDES, Inês; TAVEIRA, Ingrid

Este trabalho objetiva apresentar o Projeto Rede: Vida e Obra, com estudantes do Ensino Médio, tendo como proposta conhecer os pensadores (da Antiguidade a nossos dias), e investigar as principais contribuições teóricas por eles desenvolvidas.

clique aqui para ler

 

PROJETOS DE SÉRIE, DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOS ALUNOS: ARTICULAÇÕES DO CURRÍCULO

CARDIERI, Elisabete; SOARES, Gilberto de Carvalho; YAEKASHI, Paulo Henrique

O objetivo do trabalho é apresentar os projetos de série, para o Ensino Médio: Criar e colaborar: inventando caminhos em tempo de crise e o Documentário: 80 anos do Colégio Notre Dame.
clique aqui para ler

 

PROTAGONIZANDO TRAJETÓRIAS

BERGAMASCHI, P. R,; FILHO, R. R.

Trabalho desenvolvido no Ensino Médio: empreendedorismo sustentável e social, envolvendo a pesquisa científica, provendo o protagonismo como agente transformador ampliando sua visão de mundo.

[clique aqui para ler

 

TABELA PERIÓDICA INTERATIVA

VANUCHI, Guilherme; SECCO, Marcello

Em virtude da decisão da ONU em proclamar 2019 como Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, uma tabela periódica interativa foi produzida por estudantes, que se defrontaram com o conhecimento de maneira crítica e lúdica, experienciando a gestão de projetos científicos na prática.

clique aqui para ler

 

TEMAS TRANSVERSAIS: ALFABETIZAR A PARTIR DO CONTEXTO CONSTRUINDO SENTIDO E SIGNIFICADO

ALVES, Daniela de Camargo

Com o objetivo de compreender os procedimentos de leitura ajustando convencionalmente o texto oral ao texto escrito, desenvolvemos uma sequência didática de leitura de poemas.
clique aqui para ler

 

TEMPORALIDADE DA PESQUISA: DESAFIOS E CONTRADIÇÕES PARA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA

VEDOVATO JR., Carlos Moacir

 Este trabalho trata da temporalidade vinculada à natureza da pesquisa acadêmica, que exige autonomia dos pesquisadores, sobretudo no que diz respeito à aproximação da bibliografia estudada, bem como ao desenvolvimento de ideias autorais.

clique aqui para ler

 

TERRA 2.0: O TRABALHO INTERDISCIPLINAR COMO FERRAMENTA NO ENSINO BILÍNGUE

RIBAS, Ana Carolina Kalikowski Verrone; ABREU, Júlia Martins Santos

O artigo trata do trabalho interdisciplinar, desenvolvido a partir dos componentes curriculares de Science, Humanities, Language Arts e Fluency Development, e busca demonstrar a visibilidade da autoria dos alunos na construção de argumentações adequadas aos temas propostos.
clique aqui para ler

 

UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR COM OLHAR NA FORMAÇÃO INTEGRAL

MEDEIROS, Elaine Cristina Bastos

O trabalho descreve a importância de um trabalho colaborativo, na leitura, escrita e reescrita dos textos produzidos, levando a analisar o desenvolvimento do corpo e das relações intrapessoais e interpessoais.
clique aqui para ler

 

VIVENCIANDO A DIVERSIDADE LITERÁRIA

SANTOS, Katia Silene dos; SANTOS, Maria José Pereira Gomes dos

A proposta tem como finalidade ampliar e repertoriar as crianças na literatura brasileira apresentando a diversidade de gêneros encontrados neste universo.
clique aqui para ler