Província de São Paulo

Escola: tessituras de trajetos

Escola: tessituras de trajetos

Nenhum algoritmo funciona melhor do que a relação de confiança e paciência que se estabelece entre educadores e educandos, aprendizes de todos os dias.

– Patrizia Bergamaschi, “Emilie com os educadores do século XXI”

 

Para iniciar o ano com inspirações que provocam a articulação e planejamento de suas ações, os educadores participam da 26ª edição do simpósio promovido pela Rede Azul de Educação.

Com o compromisso de oferecer formação para capacitar e desenvolver pessoal e profissionalmente seus professores, o simpósio deste ano se debruçou sobre a escola como uma tessitura de trajetos.

O Prof. Dr. Ronaldo Zacharias abriu este dia de reflexão falando sobre a importância da afetividade e da sexualidade na educação de crianças e adolescentes, “para que todos reconheçam os próprios direitos, os direitos de outras pessoas e, sobretudo, o direito das pessoas que não são respeitadas”.

Com a Profa. Dra. Maria Cândida Moraes pensamos no bom professor em um contexto profissional, social e cultural, que discute as competências docentes à luz dos novos paradigmas da Ciência,

E a potencialidade das Rotinas de Pensamento Visível para evidenciar e documentar a aprendizagem foi o tema proposto pela Profa. Júlia Pinheiro Andrade, com exemplos de casos em sala de aula em modalidade presencial e híbrida.

Além de assistir às palestras, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer práticas educativas potentes com a apresentação de trabalhos de seus colegas em diversos eixos e abordagens.

Um dia intenso de partilha para nortear mais um ano letivo repleto de desafios e aprendizagem!