“Ao engaiolar a vida em conteúdos estéreis, acabamos engaiolando, também, aquele que aprende e aquele que ensina.”
A Rede Azul de Educação reuniu quase 400 educadores para a
27ª edição de seu simpósio, promovendo reflexões para potencializar a prática docente.
Na apresentação de abertura, a construção de uma ponte entre passado, presente e futuro trouxe uma mensagem sobre transformação e cuidado para preparar os participantes para o dia de aprendizado e partilha. Para tempos futuros: uma escola presente!
Na primeira palestra, o Doutor em Sociologia e Mestre em Educação Ricardo Mariz falou sobre Aprendizagens necessárias para tempos inusitados com a seguinte provocação: “Vivemos uma época de mudanças ou uma mudança de época?”. Um estímulo para repensarmos nossos papeis de peregrinos da esperança, de recursos para a mudança.
“Ao engaiolar a vida em conteúdos estéreis, acabamos engaiolando, também, aquele que aprende e aquele que ensina.”
Recebemos, também, o palestrante internacional António Nóvoa, Doutor em Ciências da Educação, com o tema Para aprender é preciso considerar o sentido. Um reforço de que toda transformação está naquilo que os professores já sabem e são capazes de transmitir a partir de um conhecimento repleto de sentido.
“Educação não é só saber muitas coisas, conhecer muitas coisas. Educação é a celebração de um encontro. É não estarmos sós.”
O início da tarde foi uma oportunidade enriquecedora da partilha de mais de 60 experiências de educadores da Rede Azul nos eixos temáticos “Estudante protagonista do processo de aprendizagem”, “Mediação do conhecimento”, “Tecnologia digital: recurso e reflexão”, “Comunicação e construção da identidade”, “Arte, cultura e cidadania planetária”, Avaliação formativa” e “Inteligência social”.
E para encerrar o dia, Valéria Arantes, Diretora do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da USP, palestrou sobre Educação socioemocional, habilidades de relacionamento e os desafios da escola contemporânea.
“É preciso olhar para trás para entender como foi que construímos a escola como a temos agora. Não se trata de sociedade e família e escola. É uma relação dialética e contínua entre todas essas dimensões.”
Fim de mais um simpósio, início de mais um ano letivo repleto de provocações, reflexões e transformações!
O Simpósio é um evento anual realizado pela Rede Azul de Educação, direcionado a educadores. Com palestras, socialização de trabalho e atividades em grupo, proporciona um espaço de formação onde os educadores se conectam e se ajudam, mantendo a marca de uma Rede que valoriza e incentiva o conhecimento e a formação de seus profissionais.
Automated page speed optimizations for fast site performance