Os alunos da 1ª série do ensino médio produziram um glossário de Ciências Naturais, projetando um material de referência, com definições de termos, que reuniu conhecimentos de Física, Química e Biologia. A realização dessa atividade foi uma necessidade identificada pelos professores ao verificarem que a limitação dos alunos quanto à compreensão de determinados vocábulos tornou-se um entrave na aprendizagem de alguns conceitos dessas áreas.
O processo de criação do glossário se constituiu em uma tarefa sistematizada de busca de informação e seleção de dados, que contaram com anotações feitas em aula ou mesmo no livro didático dos respectivos componentes curriculares, proporcionando um trabalho bastante colaborativo, em que todos estiveram envolvidos.
Os alunos ainda tiveram o apoio das aulas de Redação para formatar e registrar os termos de maneira adequada no livro de referência de Ciências Naturais.
Assim, a construção do conhecimento, de caráter interdisciplinar, favoreceu a apropriação de vocabulário e de conceitos que, gradualmente, irá assegurar uma melhora considerável na compreensão desses conteúdos estudados.
Para representar este processo de criação selecionamos dois exemplares para que todos possam usufruir da maravilhosa produção de nossos alunos.