Província de São Paulo

Fórum Latino-Americano do Pacto Educativo Global da Rede Azul de Educação

Fórum Latino-Americano do Pacto Educativo Global da Rede Azul de Educação

Fórum Latino-Americano do Pacto Educativo Global da Rede Azul de Educação

Se juntos podemos sonhar, juntos podemos construir

 

A Rede Azul de Educação/SP, sob a coordenação de Marly Benachio e a equipe de educação/SP, reúne 58 alunos dos colégios do Brasil, Argentina/Uruguai e Paraguai para uma partilha e profunda reflexão sobre diferentes vivências, gestos concretos e projetos para o futuro.

Impulsionando o papel protagonista de nossos jovens, atendemos ao chamado do Papa Francisco para um Pacto Educativo Global e, mergulhando nas orientações do manual desenvolvido pela ANEC – Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, iniciamos uma jornada que envolveu fórum local, inter-regional e internacional!

Tivemos a oportunidade, na tarde de 28 de outubro, de pensar o presente projetando o futuro com jovens que experimentam o mundo de diferentes formas. Com muita gentileza e receptividade na comunicação em português e espanhol e abertos a uma escuta atenta, os estudantes puderam ampliar sua visão de mundo enquanto buscam seu papel dentro dele.

Face às suas realidades no universo educativo, os participantes dialogaram, sonharam e elaboraram propostas para promover a mística de viver juntos, os recursos positivos da Internet, o combate à cultura do descarte e a cidadania ecológica

Para Ariel Denis Mereles, da Província do Paraguai, os alunos já sonham com uma educação igualitária que desenvolva a autocrítica e incentive um espírito questionador: “Só a educação vencerá a indiferença, promovendo valores intrínsecos. Queremos contribuir com nossa comunidade, mas não conhecemos o caminho”.

Aylen Jalli, da Província da Argentina/Uruguai, ressaltou que participar de um evento internacional como o fórum latino-americano já é uma experiência real de implementação dos recursos tecnológicos em prol da partilha de diferentes culturas e costumes, descentralizando informações e democratizando o acesso à Internet para a mística de viver juntos.

“Eu cresci no Colégio Notre Dame de Lourdes participando de projetos que ajudam a reunir as pessoas, e agora a Rede Azul nos proporciona esta vivência com pessoas tão distantes”, diz Ana Clara Figueiredo – Cuiabá/MT.

Matheus Gomes, do Colégio Emilie de Villeneuve – São Paulo/SP, reforça que discutir a importância da convivência é assumir um compromisso a partir de nossas casas e escolas, “é colocar a mão na massa vivendo ativamente o legado de Santa Emilie de Villeneuve e de Jesus Cristo, criando uma sociedade em que todos tenham voz”.

“O desejo de mudar o mundo envolve um desafio imenso, mas nossos jovens estão dispostos e isso nos enche de orgulho”, diz Fábio Pereira, professor da Província de São Paulo/SP.

Rosangela Maria Altoé, membro da Equipe Geral da Congregação de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Castres – Irmãs Azuis, emocionada com a socialização das discussões, parabeniza os alunos da Rede Azul: “O nível de educação que estão recebendo faz de vocês protagonistas de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna. Torço e peço a Deus que os ajude a realizar a mudança que sonham. Primeiro em vocês, ao seu redor e que suas ações contagiem a muitíssimos outros”.